Trending This Week:

ads

22 de mar. de 2011

Prêmio Jabuti faz maior mudança de sua história

Inscrições para a premiação literária começam nesta quarta-feira


O Prêmio Jabuti chega a sua 53ª edição apresentando as mudanças mais significativas de sua história. Agora, ao invés de 21 categorias, a premiação terá 29 categorias. Além disso, será laureado apenas um livro por categoria (antes, eram premiados três livros). O objetivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com as alterações é cobrir de forma mais adequada os diversos segmentos do crescente mercado editorial brasileiro e dar maior destaque aos vencedores da premiação em cada categoria.

As inscrições para o Prêmio Jabuti 2011 começam nesta quarta-feira, dia 23 de março. Podem concorrer a premiação deste ano apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers. Mais informações e regulamento no site www.premiojabuti.org.br. Ano passado, a premiação alcançou recorde de inscritos (2.867) entre todas as edições do concurso.

Novas categorias

As 29 categorias que passam a fazer parte do Prêmio Jabuti são as seguintes: Melhor Tradução; Melhor Livro de Arquitetura e Urbanismo; Melhor Livro de Fotografia; Melhor Livro de Comunicação; Melhor Livro de Artes; Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária; Melhor Projeto Gráfico; Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Melhor Ilustração; Melhor Livro de Ciências Exatas; Melhor Livro de Tecnologia e Informática; Melhor Livro de Educação; Melhor Livro de Psicologia e Psicanálise; Melhor Livro de Reportagem; Melhor Livro Didático e Paradidático; Melhor Livro de Economia, Administração e Negócios; Melhor Livro de Direito; Melhor Livro de Biografia; Melhor Capa; Melhor Livro de Poesia; Melhor Livro de Ciências Humanas; Melhor Livro de Ciências Naturais; Melhor Livro de Ciências da Saúde; Melhor Livro de Contos e Crônicas; Melhor Livro Infantil; Melhor Livro Juvenil; Melhor Livro de Romance; Melhor Livro de Turismo e Hotelaria; e Melhor Livro de Gastronomia.

Premiação

Em cada uma das 29 categorias haverá apenas um vencedor, que receberá o troféu Jabuti e um prêmio em dinheiro de 3 mil reais, de acordo com o novo regulamento – a escolha dos ganhadores é feita por um júri especializado em cada segmento concorrente.

Cada vencedor do prêmio de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não-Ficção receberá 30 mil reais – a escolha de ambos é feita por um júri formado por profissionais do mercado editorial.

Calendário do Prêmio Jabuti 2011

Início das inscrições – 23 de março.
Fim das Inscrições – 31 de maio.
Apuração dos votos da 1ª fase, quando são anunciados os 10 finalistas em cada categoria – 13 de setembro.
Anúncio dos vencedores em cada categoria – 18 de outubro.
Cerimônia de premiação (Sala São Paulo) e anúncio dos ganhadores do Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não-Ficção – 30 de novembro.

Fonte: Jornale

Disqus Shortname

Comments system